30 de novembro de 2015

Health | Barriga Inchada - Como Evitar e Solucionar


Olá meninas!
Como sabem, a barriga inchada para mim é um desespero. Por isso, fui à procura de soluções para resolver este problema e entender de uma vez por todas como posso evitá-lo.

FONTE: Imagem Livre de Direitos (pixbay)


Primeira grande pergunta: porque é que temos a barriga inchada?

Resposta: Exceto quando há algum problema, os três motivos mais comuns são:

  - Retenção de líquidos, provocada pela acumulação excessiva de água no organismo.
  - Flatulência, gerada pela acumulação de gases no corpo
  - Prisão de ventre

Segunda grande pergunta: o que provoca estes sintomas todos?

Resposta: Uma rotina de maus hábitos alimentares.

Por isso, se queremos evitar a barriga inchada basicamente temos de ter cuidado com aquilo que comemos e como comemos. Aqui resumo algumas medidas a tomar de imediato:

  - Mastigar devagar. Este é primeiro passo para evitar gases e a barriga inchada, pois os alimentos mastigados devagar facilitam a digestão. Por outro lado, sendo que a sensação de saciedade demora a chegar ao cérebro, se comermos devagar damos tempo de ela lá chegar e comemos menos.

  - Preparar um prato equilibrado. A regra é: metade do prato com salada crua, sem molhos; a outra metade dividida entre hidratos de carbono e proteínas.
  - Apostar em alimentos integrais ricos em fibra. Temos de comer pão, arroz, e cereais integrais, legumes, verduras, frutas e carnes brancas e evitar alimentos ricos em gordura, pois dificultam a digestão e incham a barriga.

  - Fugir de alimentos que produzem gás. Determinados alimentos são mais difíceis para o nosso organismo digerir, pelo que o intestino tem de fermentá-los para facilitar a sua absorção.
  Resultado: podem provocar a produção de gases/flatulência. Que alimentos são esses? Brócolos, repolho, couve-flor, couve-de-bruxelas, batata-doce, ovos, feijão e leguminosas em geral, cebola, e leite. Claro que não os devemos riscar da nossa alimentação, até porque são ricos em nutrientes e contribuem para uma dieta saudável, mas quem tem barriga inchada deve ingeri-los com moderação.

 Atenção que os açúcares também conduzem à acumulação de gases.

  - Beber muitos líquidos. Beber cerca de 2 litros por dia de água e chá pode resolver em muito este problema da barriga inchada. No entanto, devemos evitar beber demasiado depois das 19h e durante as refeições, porque potencia a retenção de líquidos.

  - Evitar bebidas com cafeína, gás e álcool, incluindo refrigerantes, pois dilatam o estômago, causando desconforto, gases e prisão de ventre.

  - Comer várias vezes ao dia e em poucas quantidades. E nada de saltar refeições, porque vamos ter mais fome e quando comermos vamos fazê-lo mais rapidamente e em maior quantidade, o que provoca barriga inchada e dura.

  - Fazer exercício físico. Essencial! A prática regular de exercícios físicos quer seja em ginásios, em casa, ao ar livre ou com a ajuda de personal trainers melhora o funcionamento intestinal e a eliminação de gases.

Tudo parece relativamente simples de seguir, não vos parece?

Entretanto, quando o problema existe há que solucioná-lo. Como?

FONTE: Pinterest


CHÁS: Existem vários chás que ajudam a evitar a barriga inchada. Um deles é o chá de carqueja, ideal para regular a flora intestinal e facilitar a digestão dos alimentos. Para além disso, ajuda a perder peso! O mesmo acontece com o chá verde, embora não seja muito aconselhável para pessoas com tensão alta ou mais nervosas.

GRANOLA: A granola é uma mistura crocante de flocos de cereais, frutos secos, sementes e mel, por vezes com arroz tufado, que ajuda no combate à retenção de líquidos, pois é composta por selênio e zinco, minerais que agem como antioxidantes no organismo. Além disso, a granola regula o intestino, pelo que combate a sensação de inchaço e mal-estar, bem como a prisão de ventre. Podemos comer esta mistura com iogurte e fruta.

FRUTAS: A melancia, o abacaxi e a pera possuem uma grande quantidade de água, pelo que combatem o inchaço. O melão, as uvas e as ameixas são diuréticas, pelo que ajudam a limpar o organismo evitando a prisão de ventre. A manga, a banana e a laranja ajudam o corpo a desinchar.

LEGUMES: Se já falei dos legumes a evitar (ou a reduzir as quantidades) também existem outros que possuem um efeito diurético – como a rúcula e o agrião – e outros que têm uma boa quantidade de água, nomeadamente o pepino, a alface e a abóbora. As verduras de folha escura ajudam a ativar a circulação.



Espero que estas dicas tenham sido úteis. Eu, pelo menos, vou experimentar

Beijinhos





Sem comentários:

Enviar um comentário